Curiosidades

 

Lugar de descanso

É dito que o lugar de descanso da princesa é a propriedade campestre de sua família, Althorp, em Northamptonshire,Inglaterra[carece de fontes]. O plano original[carece de fontes] era enterrar seu caixão na câmara mortuária dos Spencer na igreja local, perto de Great Brington; porém, o irmão de Diana, Charles Spencer, o 9° Conde Spencer, ficou preocupado quanto à segurança e quanto à curiosidade pública. Então ele decidiu que Diana seria enterrada num local onde sua tumba pudesse ser cuidada diariamente e visitada pelos príncipes William e Harry e por parentes.

Lord Spencer escolheu como local de sepultamento uma ilha no lago ornamental de Althorp. Uma trilha com trinta e seis árvores - que simbolizam os anos de vida de Diana - leva até o lago. Quatro cisne-negros simbolizam sentinelas, e há muitos lírios aquáticos na água. Rosas brancas e lírios eram as plantas favoritas de Diana. Perto do lago, um ancestral arboreto contém árvores plantadas pelos príncipes William e Harry, por outros membros da família e pela própria Diana.[carece de fontes]

Títulos, honras e brasão de armas

Títulos

  • 1961-1975: The Honourable Diana Frances Spencer

  • 1975-1981: Lady Diana Frances Spencer

  • 1981-1996: Sua Alteza Real Princesa de Gales

  • 1996-1997: Diana, Princesa de Gales

O título completo de Diana, enquanto esteve casada com o príncipe Charles, era Sua Alteza Real a Princesa de Gales, Condessa de Chester, Duquesa da Cornualha, Duquesa de Rothesay, Condessa de Carrick, Baronesa de Renfrew, Senhora das Ilhas e Princesa da Escócia.

Honras

Brasão de armas

Como esposa do Príncipe de Gales, Diana usava um brasão de armas que incluía o real brasão de armas do Reino Unido com um plano, um escudo e um letreiro do brasão de armas do principado de Gales (o brasão do Príncipe de Gales), juntando dois brasões em um escudo com o 1° e o 4° quarteis plano branco, e o 2° e o 3° quartéis suportando três douradas bandas entrelaçadas com três bandas sinistras em um fundo de cena vermelho desfigurado com três conchas (o brasão de armas do Conde Spencer, pai de Diana). Os guardiões foram um leão coroado dourado do Brasão de Armas Real e um grifo alado do brasão dos Spencer. O escudo teve a coroa do Príncipe de Gales. Seu lema era Dieu Defend le Droit (Deus defende o direito, em português), também usado no brasão dos Spencer.

Com o divórcio, Diana passou a usar o brasão da família Spencer coroado com uma pequena coroa real.

Legado

O interesse de Diana em ajudar pessoas jovens levou ao estabelecimento do Diana Memorial Award[carece de fontes], prêmio conferido a jovens que têm demonstrado devoção e compromisso para com as causas advogadas pela Princesa. Em 2002, Diana foi colocada em 3°lugar na votação 100 Greatest Britons[carece de fontes], ultrapassando a Rainha Elizabeth II e outros monarcas britânicos.

Os príncipes William e Harry organizaram um concerto em memória a mãe deles (veja Concert for Diana), ocorrido no dia 1° de julho de 2007 - data que seria o aniversário de 46 anos da princesa. O evento tomou lugar no Estádio de Wembley. Um serviço memorial ocorreu em 31 de agosto de 2007[carece de fontes].

Aparições

A 13 de Maio de 2010, por altura da visita do papa Bento XVI ao santuário de fátima, foi testemunhado e registado em película fotográfica por diversos paroquianos do lar da Santa casa da Misericórdia de Salvaterra de Magos, liderados pelo padre Tomás e pela irmã Evangélica, com o apoio logístico da III trupe de escuteiros da Lezíria do Tejo, agrupamento de Muge e o patrocínio da SOMETAL, Bombas de água e monta-cargas para aplicação industrial SA, a ocorrência da face rosada da princesa reflectida na pixide papal ao mesmo tempo que no céu o Sol brilhava. O facto causou grande comoção.

Ascendência

Pelo lado familiar paterno, Diana Spencer era uma aristocrata descendente da Casa de Stuart e tinha portanto como notáveis ancestrais Roberto I da EscóciaMaria I da Escócia,Carlos II da Inglaterra e Jaime II da Inglaterra.

Pelo lado familiar materno, Diana tinha ascendência irlandesaescocesa e norte-americana. Sua bisavó foi Frances Work, filha e herdeira de Franklin H. Work, um acionista da Bolsa de Valores de Nova York. Através de Work, ela também é uma prima do ator canadense Oliver Platt.